segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Coisas da vida

Todo ser humano nasce, cresce se reproduz e morre. Essa é a trajetória normal de qualquer ser humano, entretanto algumas vezes a vida não segue a trajetória normal. Você ver seu pai, sua mãe, seu avô, sua avó, ou outra pessoa mais velha que você partir dessa vida é dolorido, mas normal no ciclo da vida, analisando biologicamente é normal, apesar da dor da perda.
Entretanto, quando acontece ao contrário a coisa é muito pior. Você ter que ver seu filho, doente de uma doença grave é uma agonia, imagine você ter que enterrar seu filho. É uma dor que não tem como explicar, uma constante sensação de que a vida não tem mais sentido, aquele vazio cada vez maior, o coração sangra sem parar, só quem já perdeu um filho sabe o que estou sentindo.
Hoje, cerca de onze meses da partida de meu filho, o que sinto é muita saudade. Porém Deus nos reserva cada surpresa. Minha mulher está grávida de sete meses de uma menina. Coisa que eu nem imaginava ser mais, pai. Deus renovou minha vida, meu coração está batendo mais forte só na expectativa da chegada de minha filha Gabrielle. São coisas da vida. Deus me deu forças para suportar os dias tenebrosos e hoje vivo na certeza que meu filho terminou sua missão aqui na terra e que a Gabrielle vai nos trazer muita alegria ainda. Cada ser é único e Deus nos dá forças para atravessar qualquer obstáculo, por mais difícil que seja esse obstáculo, mesmo sendo a morte terrena. Acredite em Deus e ele pode renovar a sua vida. Deus é soberano e tem o poder de levantar você de qualquer prova.

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Educação escolar de nossos dias

Hoje, com quase cinquenta anos, tenho uma visão da educação escolar que não tinha a algum tempo atrás. Nossa escola está cada vez mais próxima do aluno, tentando de todas as formas consertar o que errou no passado. Entretanto algumas coisas no passado eram "melhores", os alunos obedeciam tanto os pais quanto os professores, eles recebiam os valores morais em casa, hoje já não acontece isso com a maioria dos alunos, estão atribuindo essa responsabilidade à escola, e, é ai que os professores estão com dificuldades. Estamos recebendo alunos(as) que não têm limites, fazem o que querem em casa com os pais, e, chegam à escola querendo fazer o mesmo, agredindo verbalmente ou fisicamente colegas, ou até mesmo professores. Quando os pais são chamados pela direção ou coordenação, na maioria das vezes vêm somente os pais dos alunos que não dão problemas, os pais daqueles que causam problemas na escola geralmente faltam nessas reuniões, e quando é insistido pela escola a comparecer, alegam a seguinte desculpa: "eu não sei mais o que vou fazer com esse menino(a), ele não me obedece de jeito nenhum". Eu acho que é por isso que nossas crianças estão indo por caminhos errados, falta o apoio da família. Nossas crianças estão sabendo dos seus direitos, entretanto seus deveres fazem de conta que não sabem, isso é muito mal para a construção de um cidadão pleno. Nossos gestores em Educação estão querendo alcançar índices cada vez maiores, mostrando que o Brasil já atingiu um patamar considerado cômodo frente ao Mundo. Investimentos em propagandas, livros, salas de tecnologia, merendas, estruturas cada vez melhores. Mas é no ser humano que deve ser aplicado esses investimentos: na família, nos alunos, nos professores, no exemplo. O problema não é só na Educação, mas também na política, com os seus maus exemplos, a maioria das pessoas não tem compromisso com a ética, honestidade, respeito, solidariedade, amor ao próximo.
Tenho certeza que os bons são maioria e a Educação Escolar deve persistir no ser humano, as mudanças só virão com investimentos nas crianças, ou seja no aluno, consciente e pleno. Isso é ruim para os políticos, mas para o país é ótimo. Paulo Freire já dizia, que o cidadão deve ser autônomo, e o professor e aluno devem aprender juntos, nessa troca constante e assim construirmos um mundo mais humano e justo.
A Educação dos nossos dias deve se comprometer cada vez mais com a sociedade, pois é só através dela que nosso mundo será melhor.