sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Denotação e Conotação

Veja analise de minha monografia no curso de pós graduação pela UFMS com os enunciados utilizados no futebol. Para isso terei que analisar os enunciados, na forma denotativa e na forma conotativa.
Denotação, segundo o dicionário de língua portuguesa CEGALLA, é o significado básico e objetivo de uma palavra, ou seja, tem um significado real, literal da palavra.
Conotação, segundo o dicionário de língua portuguesa CEGALLA, é o sentido figurado de uma palavra ou expressão, ou seja, a palavra adquire um significado diferente do habitual, utilizado muitas vezes na forma poética, e também em um jogo de futebol.
Quero analisar apenas duas palavras em contextos diferentes: bicicleta e pedalar.
"Ronaldo comprou uma bicicleta nova".
Veja que ao analisar este enunciado, podemos perceber que "bicicleta"é um substantivo, e está empregado como um meio de locomoção de Ronaldo. Portanto "Ronaldo comprou uma bicicleta nova" é uma expressão empregada na forma denotativa, ou seja, em seu sentido real, literal da palavra.
Veja agora: "Ronaldo fez um gol de bicicleta". Bicicleta adquiriu um significado diferente da exposta no dicionário, um significado novo, figurado. Essa bicicleta é um processo que Ronaldo tem que fazer com o corpo, jogando as pernas por sobre a cabeça e se atirando ao ar para que com os pés atinja a bola e faça o gol. Somente quem entende de futebol um pouco saberá definir essa jogada. Então essa expressão está empregada na forma conotativa e depende do contexto para ser entendida. Logo é uma expressão conotativa ou conotação.
Pedalar:
"Robinho pedalou sua bicicleta rapidamente". O verbo pedalar está sendo empregado nesse enunciado como uma ação que Robinho fez ao movimentar os pedais de sua bicicleta, portanto está no sentido real da palavra, ou seja, denotativo.
Veja agora: "Robinho pedalou cinco vezes na frente do zagueiro e fez um golaço". A ação "pedalou" que Robinho fez na frente do zagueiro é diferente da citada na expressão anterior, mas devido a semelhança do movimento utilizado em um jogo de futebol recebe esse nome, pois Robinho passou os pés por cima da bola como se fosse tocá-la, enganando assim o zagueiro e fazendo um golaço. Esta expressão está empregada na forma conotativa, ou seja "pedalou"está em um sentido novo, diferente do habitual.
Muitas vezes nos deparamos com palavras ou expressões empregadas de forma diferente, isso mostra que a língua é viva e sempre haverá um vocábulo novo para ser analisado.


sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Saudade!

Saudade é um substantivo abstrato ao defini-lo friamente ou semanticamente. Entretanto precisa de outro substantivo para existir. Esta é uma definição denotativa.
Mas quero aqui expressar"saudade"na forma conotativa.
Saudade é um vazio no coração, uma ferida que não sara, uma dor estranha, uma busca constante, uma lembrança dolorida, uma busca sem sucesso, é a distância da pessoa querida.
Hoje, já passado aproximadamente oitenta dias que meu filho Sergio Gabriel foi morar com Deus, sinto muita saudade dele.
Seu sorriso lindo, sua voz, seu jeito, seu andar, suas músicas, suas brincadeiras, sua falta no banco traseiro do carro, sua presença para nos fazer feliz ou seja, tudo é saudade hoje.
Essa tal saudade é constante, não importa se passaram dez, cem ou mais dias, ela continua da mesma forma: ferindo o coração, rodopiando nosso cérebro, bagunçando nossas vidas.
Mas é o que nos resta agora, apenas saudades. Lembranças dos momentos que vivemos felizes, isto será eterno, essa saudade eterna de ti meu filho querido!!!!